Tuesday, February 27, 2007

Pegadas na areia

Imagem de Gettyimages.com


Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor
e através do Céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados
dois pares de pegadas na areia;
Um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou
Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas
Na areia e notei que muitas vezes, no caminho da
Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também, que isso aconteceu nos momentos
Mais difíceis e angustiantes do meu viver.
Isso entristeceu-me deveras, e perguntei
Então ao Senhor.
"- Senhor, Tu me disseste que, uma vez
que eu resolvi seguir-Te, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho. Contudo, notei que
durante as maiores atribulações do meu viver
havia na areia dos caminhos da vida,
apenas um par de pegadas. Não compreendo
porque nas horas em que mais necessitava de Ti,
Tu me deixaste sozinho."
O Senhor me respondeu:
"- Meu querido filho. Eu te amo e
jamais te deixaria nas horas de provação
e sofrimento.
Quando viste na areia, apenas um par
de pegadas, foi exactamente aí que nos braços te carreguei."

Não sou religiosa mas fui educada segundo os padrões da Igreja Católica. Não sei se Deus existe...ou se pelo menos existe na forma que a Igreja o descreve. A verdade é que a religião está repleta de textos que me apaziguam a alma. E este é um deles.

47 comments:

joao said...

É lindissimo este poema...
Obrigada por me o fazeres lembrar

James Kazuza Jr. said...

Com todo respeito...

Se você não sabe se Deus existe ou não, então é agnóstica.

Se Deus existir, é provável que não se enquadre nos ditos padrões católicos.

Obs: Este poema não consta na Bíblia.

aLe said...

Esse poema na verdade so se torna lindissimo, porque , mesmo que seja inconscientemente, Ele nos faz senti a necessidade de andar ao lado de Deus.
Mesmo ñ acreditando na sua existência ele se encarrega de nos acompanhar, é o Único que consegue transformar as coisas más deste mundo mundo em coisas boas, nos ajudando a levantar e nos fortalecendo depois de uma queda.
Felizmente, Ele nos ama independentemente daquilo que sentimos. Entretanto só experimentando um relacionamento proximo de devoção e Fé e que Sentiremos o quão espetacular são as obras que ele opera na nossa vida.
mesmo que nada disso fosse real, valeria a pena não só por termos a promessas de que mesmo que todos nos virassem as costas Ele nunca deixaria de estender a mão, mas também porque só vivendo uma experienci espiritul é que saberemos os significado desse Amor incondicional sem fornteiras, mesmo não conseguindo senti-lo.
Essa experiência espiritual sem interesse nos faz desenvolover um melhor carácter, nos dá mais sabedoria e dá aquilo que muitos procuram: Um Sentido na vida.....


Não é a religião que dá esse sentido ou que nos aproxima de Deus, mesmo sendo importante, é sim o espaço que damos para que Ele possa entrar na nossa vida e operar milhargres se nos entregarmos de todo o coração....
Vale a pena fazer uma experiência!
Já pensou como seria estár no lugar do personagem deste poema?

espero que possa reflectir nestas palavras.
foram apenas algumas palavras que no momento vieram a minha mente e senti o desejo de partilhar.
tenho a convicção de que se assim o desejarmos, Deus orienta a nossa vida e nos torna grandes pessoas atrvés do poder do seu maravilhoso amor.

Depois de ler até pode me deixar um comentário se assim o desejar

Os melhores comprimentos***

Ana Fernandes said...

Jõao,
Fico feliz por ter gostado de ver este poema aqui. Obrigada pela visita.

James,
Não posso dizer que seja agnóstica. Apenas não sei se ele existe. Um agnóstico, na minha opinião, é aquele que pensa que Deus não existe, mas que nada tem contra a religião. Eu apenas não sei se ele existe. Não duvido totalmente...abraços.

Ale,
Obrigada pelo desabafo. Gostei do que escreveste.
Ate sempre! :)

Ana Fernandes said...

Ah, já me esquecia...afinal isto não consta na bíblia? Ok, não sabia. Afinal, nunca li a bíblia do princípio ao fim...(velho e novo testamento).

Unknown said...

Eu creio neste Deus, Amigo, Presente, Real, Companheiro nos sorrisos e nas lágrimas, Doce, Protector... enfim, PAIZINHO.

Não há religião que consiga incluir tamanho amor!!!

Apesar de este poema não estar na Bíblia, poderia ser um dos Salmos escritos por Davi, mas mais importante que palavras bonitas é o sentido que estas fazem nas nossas vidas.

Ana, é lindo teres publicado este poema, mas hoje queria apenas deixar-te uma mensagem deste Deus... Ele ama-te brutalmente e és a Sua menina, corre para o Seu c
olo e aninha-te nos Seus braços, pois não há Outro como Ele. Desafia-O, procura-O e certamente o encontrarás...

Ana Fernandes said...

Gabriela,

Obrigada pela visita e pelo comentário. Este é sem dúvida um daqueles poemas que mesmo quem não acredite em Deus gosta.

Um abraço,
Ana.

Agripina Lívia said...

Se gosta tanto do poema não deixe de ler o livro com o mesmo nome.No livro tem a biografia da autora assim como a inspiração para o poema.Acredite ainda vai gostar mais do poema.

Ana Fernandes said...

Olá Agripina,

Não sabia que havia um livro com o mesmo título. Vou já pesquisar na net.
Obrigada pela visita!
Ana.

Patricia said...

Nossa eu ja conheço esse poema fais um tempão mais sempre qndo leio ou ouço esse poema me emociono!!!Eu tbm tenho um quadro cm esse poema escrito!!!Xau amoo esse poema!!!*---*

Ana Fernandes said...

Oi Patrícia,

Quando decidi colocar este poema aqui não imaginava que tanta gente de tantos sítios diferentes conheciam e gostavam...fico feliz por saber.
Abraço.

Anonymous said...

Oi..sou evangélica e confesso que antes disso eu achava que Deus não existia..
Minha vida era um verdadeiro inferno,nada na minha vida dava certo,vida sentimental .financeira,familiar....
Depois que conhecí a Deus e pasei ater intimidade com ele..que com certeza existe,minha vida mudou completamente,hoje todas as areas da minha vida são completas,esse poema não consta na biblia,mas certamente quem escreveu tem a mesma certeza doque eu,que Ele existe sim...assim como ar que você respira,assim comoas ondas maravilhosas do mar,assim como o sol ,a lua,e tudo isso que Ele criou..Deus não aparece prá provar sua existência,não invade sua vida como um mal educado,pois claro Ele não é..Deus espera de você uma atitude diferente prá te mostrar sua existência..faça uma experiencia com Ele,sei que tens o coração quebrantado,pois o poema te comove...e saberás eu garanto e terás certeza da existencia daquele que te ama,te ve a todo momento e te carrega nos braços...

Ana Fernandes said...

Ola "Anónmo",

Vejo que Deus é um pilar fundamental na tua vida. Se calhar também é da minha e eu nao sei...não tenho o coraçao quebrado. Coloquei este poema aqui simplesmente porque gosto dele. É bonito. E este é a razão de ser deste blog. Por coisas bonitas para se ler.

Abraço,
Ana.

Unknown said...

olha esse poema fala muito ao meu coração pois na hora que mais precisei de jesus um amigo me enviou esse poema ai eu pude perseber que deus é realmente comigo.
Qu todos possa meditar nesse poema assim como eu fiz bjs bjs daniella
me add no msn?
anjicg@hotmail.com

Ana Fernandes said...

Oi Nannizinha,

Fico contente por saber que um leitor gostou de ver este poema aqui.
Um abraço,
Ana.

Iully said...

naoo a jugem por na acreditar em Deus....Maiis o culpado de todo somos nos ..Pois conhecos a palavras vivenos e nos alimentamos dela dia a pos diaa..Nos temos que pregar na igreja mais nosso maior alvo tem que ser esses que nao conhece o verdadeiro amor..." Entraga teus caminhos e confia nele e ele tudo faraa" Ele tudo fara em sua vida...Mudara sua historia...enxugara suas lagrimas..Depois de aceita-lo nunca mais sua vida sera a mesmo ...Sua vida so sera alegria sua vidaa ...Pois ele morreu na cruz foi por mim e por voce...(leia Joao 3:16)ele morreu naquela cruz pra te dar vida e vida em abundaciaa...Confia em Deus deixe ele entra tua vida e teu coracao ele mais com fé...(Se com tua boca confesar que Jesus resucitou entres os mortos ainda que esteja morto viveras)Vocee vera sua vida nunca mais sera a mesma...Que paz e o amor de Deus acampanha e guarde sua vida..(Leia Salmos 32:8 e reflita nele)Se precisar de alguna coisaa deixa o recadinho aki mesmo...Com Deus!!

Ana Fernandes said...

Oi Iully!

Obrigada pela visita.

Abraço,
Ana.

Anonymous said...

Ouvi,há pouco tempo,pela 1ª vez este poema.foi numa viagem que fizemos,(eu e meu marido),após trinta anos de casados.Gostámos os dois muito do poema,o guia que nos acompanhava era um rapaz novo,e a sua sensibilidade nos comoveu.
É muito bom,sentirmo-nos tocados e confortados por tais palavras.A carga se torna mais leve.

kary said...

ESTE POEMA EXISTE A SÉCULOS É DE AUTOR DESCONHECIDO.. FOI ENCONTRADO POR ACASO.. SUSPEITA-SE QUE FAZ PARTE DE UMA "CORRENTE", ISTO É QUANDO É PASSADO DE UMA PESSOA PARA OUTRA.. IGNORANTE É AQUELE QUE VAI CONFERIR NA BIBLIA, POIS A BIBLIA É ENIGMATICA E ESCRITA EM PARAVOLAS..

Ana Fernandes said...

Kary,

já foi esclarecido aqui que este poema não se encontra na bíblia. Quando o coloquei aqui foi com o objectivo de trazer paz a quem o lê, e não sentimentos de ofensa como o que fez com este comentário.
Se não gostou de o ler, não precisava agredir.

Ana.

Unknown said...

achei lindo esse poema e tenho certeza que o senhor esta conosco no momentos mais dificeis de nossas vidas amo a te senhor jesus

Unknown said...

Esse poema não consta na biblia mais foi inspirado pelo espirito santo de Deus ! Para consolar aqueles que acham que estão só , Por que o senhor nunca nos deixa só !
Ass : Lindalva

sing_in_the_storm said...

Este poema é de autor desconhecido. Um homem que no meio das Suas provações pode experimentar uma intimidade maior com Deus, e percebeu que Ele nunca o abandona. Desejo que isto faça sentido também na tua vida. Fé nao é religiao. Deus mandou o proprio Filho para nos salvar, para te salvar, Ele ama-te, nao o rejeites. A Bíblia está escrita ha milhares de anos, e há profecias do Velho Testamento (centenas de profecias) cumpridas ao pormenor no Novo Testamento. As unicas que estao por cumprir sao as da 2ª vinda de Jesus. Assim sendo, e tendo em conta que as da primeira vinda se cumpriram, o que nos faz pensar que as outras nao se vao cumprir? Lê a Biblia, vais gostar :D Eu sou cristã (seguidora de Cristo) e frequento uma igreja evangelica porque me identifico com os padroes. nao deixes que o facto de nao gostares de uma religiao te afaste de Deus. em maio vai haver um evento, dois concertos, um dia de workshop, 20€, o mais que musica. ias gostar de ir. tens informaçoes neste site. http://maisquemusica.cccidade.org/

obrigada pela publicação.
bjs, Joana Wagner

Ana Fernandes said...

Obrigada pelos vossos comentários.

Anonymous said...

Oi, Ana, informo que o Padre Zezinho tem uma música linda inspirada nesse poema e com o mesmo título. Alia-se a beleza da música à beleza da poesia. Imperdível.

Anonymous said...

Apenas um esclarecimento: O poema não é de autor desconhecido não senhor. A autora é canadiana e chama-se Margaret Fishback Powers. Aqui está a história do poema: http://www.iqc.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=725

Unknown said...

Ana Catarina, você tem sim um coração quebrantado (e não quebrado como você disse). Coloque Deus como pilar na sua vida, entrega teu caminho a Ele, confia, e tudo o mais Ele fará (isso está na Bíblia). Deixa Deus agir na sua vida, cuidar de você. Se a sua alma está abatida e enrigecida a ponto de ter dúvidas sobre a existência Dele, então eu te desafio a viver uma experiência única: DOBRE SEUS JOELHOS EM TERRA, E PEÇA, DO FUNDO DO SEU CORAÇÃO, QUE DEUS SE REVELE A VOCÊ E A FAÇA DO SEU CORAÇÃO A SUA MORADA; PEÇA-O PARA INCLINAR OS OUVIDOS PARA TI, PARA QUE TENHA UMA COMUNHÃO ÍNTIMA COM ELE. Te garanto que essa será a experiência mais intensa que você jamais viverá na sua vida. Qualquer coisa, entre em contato comigo: priscilinha05.tere@hotmail.com

Anonymous said...

Ana, tenha a certeza de que Deus existe e que mora sim no seu coração; foi ele que te tocou p/ colocar o poema aqui e alegrar outros corações; sejas abençoada sempre...
Bjus
Claudia
São Paulo

Ana Fernandes said...

Anónimo,
Obrigada pelo esclarecimento. Não sabia que tinha sido uma mulher e em tão tenra idade a escrever este poema.

Nini e Cláudia,
Pode ser que Deus esteja em mim sim. Se calhar é nele que busco muita força mas não da maneira convencional da Igreja...

Abraços!

Karol.bleek said...

esse poema e de mais

PATRICIA said...

OLÁ ANA, EU ESTAVA OUVINDO UM LOUVOR E LEMBREI-ME DESTE POEMA, ELE NÃO CONSTA NA BIBLIA, MAS TOCA MUITO AO CORAÇÃO DE QUEM SEGUE AO SENHOR. PERCEBI QUE VC TEM SEDE DE DEUS, SE CONFORTA COM SUA PALAVRA, MAS PARECE TER MEDO DESSE ENCONTRO, O SENHOR DIZ: QUE SE VERDADEIRAMENTE O BUSCAR-MOS NÓS O ACHAREMOS. ABRA O SEU CORAÇÃO E PEÇA AO SENHOR PARA QUE ELE SE REVELE A VC, E VERÁS O MAIOR AMOR ACONTECER EM SUA VIDA, NADA COMPARÁVEL À PAIXÕES EGOÍSTAS DOS HOMENS. O AMOR DE DEUS PREENCHE TODO E QUALQUER VAZIO DA ALMA E OD CORAÇÃO HUMANO. BUSQUE, ORE, PEÇA A DEUS PARA TE DÁ UMA PROVA DA EXISTÊNCIA DELE. DEUS TE ABENÇOE. PATRICIA

Anonymous said...

AS PESSOAS
QUE DUVIDAM QUE DEUS
EXISTE NAO SABE O QUE ESTAO PERDENDO
POIS O AMOR DELE É IMCOMPARAVEL
NAO ESTOU CRITICANDO A SUA CRENÇA
MAIS
ELE EXISTE SIM E A PALAVRA DELE PERMANCE PARA SEMPRE POIS É VIVA E EFICAZ
MESMO NÓS SENDO FALHOS E FRACOS ELE VEM NOS SUSTENTA COM AS MAOS DELE
POIS TUDO PASSARA MAIS A PALAVRA DELE NAO PASSA

TUDO DE ERRADO QUE ESTA ACONTECENDO ELE JA TINHA DITO A MILHOES DE ANOS E SUA VINDA ESTA PROXIMA

Jessica said...

Esse poema é maravilhoso..
Muito bom!!

luiza said...

muito linda essa poesia muitaas vezes achamos que estamos so mas o senhor esta sempre com nos

Anonymous said...

Alguém sabe dizer onde na Biblia está essa passagem? Obrigado

Ana Fernandes said...

Esta passagem não está na Bíblia. Este poema foi escrito por uma mulher cujo nome já foi referido aqui nos comentários...na altura fui investigar e é uma história muito bonita.

Anonymous said...

Desculpe incomodar, mas eu já li o livro, e nele está escrito o poema, e não pude de deixar de reparar que no seu site está mal escrito o poema.

Por isso mando aqui o poema escrito correctamente:
“Uma noite tive um sonho.
Estava a passear na praia com o meu Senhor.
Pelo céu escuro passavam cenas da minha vida.
Por cada cena, percebi que eram deixados dois pares
de pegadas na areia,
um que me pertencia
e outro ao meu Senhor.

Quando a última cena da minha vida passou perante mim
olhei para trás para as pegadas na areia.
Havia apenas um par de pegadas.
Apercebi-me de que eram os momentos mais difíceis
e tristes da minha vida.
Isso sempre me incomodou
e interroguei o Senhor
sobre o meu dilema.

"Senhor, quando decidi seguir-Te, disseste-me
que caminharias ao meu lado
e falarias comigo durante todo o caminho todo o caminho.
Mas apercebo-me de que,
durante os momentos atormentados da minha vida,
há apenas um par de pegadas.
Não percebo por que razão, quando mais precisei de Ti,
Tu me deixaste.”

Ele segredou: "Meu precioso filho,
Eu amo-te e nunca te deixarei,
nas horas de provação e de sofrimento. Nunca.
Quando viste na areia apenas um par de pegadas
foi porque Eu te carreguei ao colo."

Ana Fernandes said...

Olá anónimo. Não incomoda nada. Eu é que agradeço a visita e a correção do texto.

Ana.

Sill said...

Esse poema é uma benção para vida de muitos que não sabem o que é o amor de Deus por Nós. Eu amo Deus em minha vida e fico feliz em velo na vida de muitos tb.

Teófilo Silva said...

Lindo este poema. Quanto à existência ou não de Deus, penso que a dúvida deve-se ao facto de não se procurar conhecê-Lo. Todos nós temos dificuldade em acreditar em coisas que não conseguimos ver. Com Deus acontece o mesmo. Não se consegue ver, logo não acredito. Então, e usando uma filosofia de algibeira, as maravilhas e o poder que o homem tem hoje, também é apenas fruto da nossa imaginação. As ondas de rádio, de TV, Bluetooth, infravermelhos e tantas outras que não vou aqui mencionar e que são totalmente invisíveis, NÃO EXISTEM. SÃO APENAS FRUTO DA NOSSA IMAGINAÇÃO.
Como disse Alphonse Karr: Eu creio no Deus que fez os homens, e não no Deus que os homens fizeram.

Ana Fernandes said...

Sill,

Obrigada pela visita.

Teófilo,

Os exemplos que deu são de coisa inapalpáveis mas que existem e podem ser comprovadas. Já Deus não...mas eu acredito num ser superior, numa espécie de cósmus que nos faz existir.

Bjs,
Ana.

waldemir said...

bom sou muito catolico e lhe digo o que voçe estava sentindo na hora que escreveu este poema foi na hora de uma confirmação de que Deus no seu infinito amor esteve com você e enquanto a não existencia de Deus se olhe no espelho e se tiver amor não verá vc mai sim a Deus porque ele se fez como nos e está presente no meio de nos.

allan e alexandre said...

que linda,que ler uma vez ñ consegue parar ,mais de ler... valdite

Anonymous said...

este poema é lindissimo,mas não vem na biblia,a autora deste poema,é a mesma que escreveu o livro intitulado também "pegadas na areia" e é da Margaret Fishback Powers,se tiverem oportunidade leiam este livro,que vão gostar...

JR. said...

DEUS existe? o que tenho a falar e responder tão pertinente pergunta: é DEUS pra mim não existe, e sim ELE vai muito além da existência chegando a um ponto que muitas vezes não o compreendemos. Dessa forma, compreendo que o poema "pegadas na areia" não é só uma mera junção de rimas e palavras bonitas,mas uma dádiva em palavras que DEUS deu à autora para expressar mais uma vez o seu Amor por cada um de nós.

ladirsalvdor@gmail.com said...

Sim DEUS existe! E como Exite!
E aquele que habita no seu esconderijo e descansa na sua sombra, só ele é capaz de dizer:
Só tu Senhor és meu refúgio e minha fortaleza, o Deus em quem confio.

Deus só existe pela fé e não pela razão, pois nosso conhecimento é pífio diante do de Deus, e como colocá-lo dentro de nosso alcance?

Simplismente creia, vivas e o verás.

marta said...

gostei muito gostaria de envia-lo p pessoa amda meu esposo